O Conselho Estadual de Desportos de Santa Catarina, visando prestar uma homenagem aos desportistas que contribuíram para escrever a história do esporte catarinense, criou em 1994 a Comenda do Mérito Desportivo e atualmente é regida pela resolução 01/CED/2018.

O título de Comendador do Esporte Catarinense é honroso e destinado a galardoar brasileiros e/ou estrangeiros que tenham se destacado e/ou prestados relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional.

A partir do ano 2000 foi criada a "Comenda Institucional" outorgada a entidades esportivas com personalidade jurídica e em 2018 essa categoria foi dividida em duas, uma para entidade esportiva e outra destinada a empresas que prestam apoio continuado ao esporte.

Em 2016 foi instituída a "Comenda In memoriam", outorgada a pessoas com histórico de relevantes serviços prestados ao esporte catarinense ou nacional que não receberam em vida a comenda.

A Comenda do Mérito Desportivo é concedida pelo Conselho Estadual de Esporte, através de processo eleitoral realizado anualmente, e que, em sessão solene, confere o Título de Comendador do Esporte Catarinense.

Compõem a homenagem: medalha de lapela, distintivo de lapela e diploma.


© 2013 - Desenvolvimento