arquivo noticias

Decisões da Plenáraia

download
O Conselho Estadual de Esporte (CED), nas plenárias de 2 e 3 de março, decidiu encaminhar sugestão à Fesporte para que as revisões nos regulamentos, feitas anualmente no início da temporada, sejam antecipadas para logo após a realização de cada evento. A proposta do Conselheiro Alexandre Monguilhott tem como objetivo atender o pleito dos municípios, que alegam conhecer as alterações com prazo curto para seu planejamento visando às competições do calendário do ano em curso. O Conselheiro sugeriu, também, a unificação nos prazos de inscrição de atletas antes do início de cada etapa preliminar das competições, de modo que a discussão antecipada sobre eventuais irregularidades evite processos junto ao TJD em meio à realização das fases estaduais.
Nesse sentido o Conselheiro Sérgio Schlemper pediu encaminhamento à Fesporte para que inclua no sistema, a tipificação do atleta junto à sua inscrição. “Qualquer irregularidade já seria detectada pelo próprio sistema”, justificou Sérgio. Por orientação do Conselho, a Fesporte fará uma alteração no regulamento, eliminando a obrigatoriedade da reversão da categoria profissional para amadora no futebol feminino. A providência se faz necessária porque a maioria das atletas é profissionalizada e a reversão inviabilizaria a modalidade.
A técnica da Fesporte, Maria Aparecida (Map), responsável pela realização do Festival Escolar de Dança Catarina, fez uma pequena explanação sobre o evento, salientando o sucesso alcançado desde os microrregionais. Observou que o público total até a etapa estadual já alcança 30 mil pessoas, aproximadamente. Destacou principalmente microrregiões do meio oeste como grandes polos de desenvolvimento deste festival escolar.   
Homologados nas plenárias de 10 e 11 de fevereiro com as alterações necessárias, os regulamentos gerais dos eventos esportivos para a temporada 2020 estão publicados no site oficial da Fesporte.
Nos eventos de rendimento, como Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Joguinhos Abertos e Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), uma das mudanças mais significativas está relacionada às últimas alterações da Lei 13622/2005. Os atletas nascidos esportivamente em Santa Catarina; ou seja, quem não é natural de Santa Catarina, mas, comprovadamente, teve participou de suas primeiras competições esportivas neste estado, passa a ter o mesmo status dos catarinenses natos.
Os Joguinhos Abertos, como já acontece com a Olesc, passam a ter conotação de evento escolar. Todo atleta deverá ter matrícula e frequência escolar, a não ser que já tenha concluído o ensino médio. Outra alteração importante foi a inclusão de modalidades: os Joguinhos passam a ter jiu-jitsu, e a Olesc contará com as competições de badminton e taekwondo. 
Os eventos de paradesporto também ganharam mais modalidades: os Parajesc passam a ter também parabadminton, e os Parajasc terão a inclusão do judô para deficientes visuais, adequando-se assim às competições nacionais. Outra novidade nos Parajesc é que o pedido de inscrição deixa de ser feito por escola e passa a ser pelo Município, seguindo o modelo das Paralimpíadas Escolares. 
Nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), também houve ajuste de acordo com o modelo nacional. As duas versões por faixa etária (uma de 12 a 14 anos e outra de 15 a 17 anos), realizadas separadamente, em períodos e cidades diferentes, passam, a partir de 2020, a acontecer na mesma sede e data. A faixa etária de 12 a 14 anos passa a ter a ginástica artística em seu quadro de modalidades, e a de 15 a 17 anos ganha o taekwondo. O Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, também conhecido como Moleque Bom de Bola, ganha a versão de 15 a 17 anos.(texto Mário Medaglia/Heron Queiroz)

© 2013 - Desenvolvimento