arquivo noticias

Jiu-jitsu passa etapa, Muhay thai reprovado

Posse Ênio Blumenau
A plenária do Conselho Estadual de Esporte, reunida sábado e domingo na Fundação de Esportes de Blumenau durante os Jogos Brasileiros Escolares da Juventude, aprovou os relatórios da Comissão de Inclusão de Modalidades. O Muhay Tai, como modalidade de apresentação, foi rejeitado por problemas na organização e terá que recomeçar seu processo para inclusão nos Jogos Abertos. Já o Jiu-jitsu, em seu primeiro ano de provisório, vai à etapa seguinte, nos Jogos Abertos de 2020,em Jaraguá do Sul. Caso receba nova aprovação passará a integrar a grade de programação como modalidade oficial a partir dos Jasc de 2021, com sede a ser definida pela Fesporte.

A plenária também deu posse ao Conselheiro Ênio Francisco Demoly Neto (foto), como representante do Condiesef - Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Estado de Santa Catarina. Ênio fez parte do Conselho na gestão anterior e foi escolhido em uma lista tríplice.

A Comissão de Rendimento encaminhou parecer sugerindo alterações de regulamento, entre elas a abertura de exceção de dois atletas, por município, nos casos de idade mínima para participação nos eventos de rendimento da Fesporte. O parecer, aprovado pela plenária, trata dos atletas classificados como “super dotados” cujo talento surge precocemente e fora dos limites de idade estabelecidos atualmente. Esta e outras sugestões, como a de facilitar a participação do atleta catarinense que está fora de Santa Catarina nos eventos do seu estado, serão encaminhadas pelo Conselho à Fesporte e só poderão ser aplicadas após alterações na legislação que trata do assunto. As propostas para mudanças na lei já estão em poder do deputado Fernando Kreelig, integrante da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

No domingo pela manhã os Conselheiros foram conhecer os locais de competição e a estrutura montada para os Jogos Escolares, evento para alunos/atletas de escolas de todo o Brasil, organizado pelo Comitê Olimpico Brasileiro nas faixas etárias 12/14, 15/17 anos. Ano que vem Santa Catarina poderá receber outro evento esportivo nacional, os Jogos Universitários Brasileiros, competição da CBDU. A sede ainda indefinida, conforme o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

As próximas reuniões do Conselho estão programadas para dezembro, em Florianópolis. No dia dois, no Teatro Pedro Ivo, haverá a solenidade conjunta para entrega das novas Comendas, da Medalha Marcílio Krieger e dos vencedores do Troféu Guga Kuerten. A Fesporte decidiu incluir na programação o Troféu Rodolfo Sestrem, homenagem ao radialista blumenauense já falecido, e que vai premiar os melhores atletas dos Jogos Abertos/2020. As indicações são feitas à assessoria de imprensa da Fesporte pelos técnicos das modalidades e por jornalistas que participaram da cobertura.   No dia 3 haverá reunião da plenária na sede do Conselho para análise das propostas de alterações no regulamento dos eventos da Fesporte.

Texto Mário Medaglia
Foto Jarbas Soares/Talis Fagundes  

© 2013 - Desenvolvimento