O esporte na Audiência Pública

Audiência Publica
A Audiência Pública, realizada terça-feira (23) à tarde, no plenário da Assembleia Legislativa, para discutir a Reforma Administrativa proposta pelo Governo do Estado, teve uma significativa participação do segmento esportivo, com presença de dirigentes municipais, ex-atletas, ex-presidentes de Fundações, de representantes da Fesporte, membros do Conselho Estadual do Esporte, do TJD e do Conselho Regional de Educação Física. Esta foi aprimeira da série de três audiências públicas programadas e agregou os membros das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e Tributação (CFT) e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

O deputado pelo MDB, Fernando Krelling, o primeiro parlamentar a levantar a bandeira do esporte na Assembleia, foi quem abriu o espaço na pauta da Audiência para que os desportistas apresentassem seus pleitos. “Esporte é investimento, por isso deveria ser vinculado à pasta do Desenvolvimento Econômico. Será a maior secretaria do governo? Não é problema meu, é o governo que vai ter de se preocupar com a logística”, ponderou Krelling, na sua fala, criticando a subordinação da Fesporte à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), conforme previsto do projeto de reforma administrativa. Esta colocação do deputado Krelling apareceu como unanimidade entre os presentes ligados ao esporte.

Os deputados foram os primeiros a se manifestar com alguns questionamentos sobre a Reforma. Os Secretários das pastas envolvidas responderam a todas as propostas levadas à Audiência. O esporte ficou por último, com unanimidade nas falas dos inscritos, começando por Maria Aparecida Cravo, representando os funcionários da Fesporte. Ela apresentou números consistentes sobre a situação da instituição, onde coordena um dos seus eventos mais importantes, o Festival de Dança, destacando que os eventos esportivos movimentam toda a cadeia econômica do estado. Sugeriu independência administrativa para a Fesporte, com melhoria do seu quadro de funcionários, pequeno para o grande número de eventos executados, e orçamento próprio e maior para a instituição, atualmente do torno de R$ 15 milhões.

Os que a seguiram lembraram a importância do fomento do esporte para a saúde, educação e segurança, colocando o jovem distante da criminalidade. “Não somos a referência do mal, mas do bem”, salientou Kelvim Soares, ligado ao basquete e executivo da FME de Joinville. Dárcio de Saules, ex-funcionário da Fesporte, representando os Conselhos do Esporte e da Educação Física, colocou em números a importância do esporte para o governo. “Trabalhamos com pouca gente para atender cerca de 250 mil atletas nas várias competições.” Michele de Souza, também do Crefi, alertou que “o sistema esportivo que construímos não pode ser destruído agora”. Sérgio Galdino, atleta de três Olimpíadas (marcha atlética/ex-presidente da Fundação de Blumenau), destacou que, apesar da sua origem humilde, conseguiu construir toda a sua vida com o esporte, “ferramenta importante para o desenvolvimento da sociedade”. Margit Weise, ex-atleta e treinadora no atletismo em Joinville, também falou sobre a importância do esporte na sua formação e da “enorme rede de profissionais movimentada pelo segmento”.

Alexandre Monguilhott, presidente do Conselho Estadual, fez um agradecimento especial pela manutenção dos Conselhos e apelou por maior atenção dos governantes para o esporte educacional destacando, também, a “grande colaboração do esporte com os indicadores econômicos e na geração de emprego e renda”. Rui Godinho, presidente da Fesporte, encerrou as manifestações dos desportistas, salientando que sua instituição passa por todas as pastas, razão suficiente para a autonomia administrativa, orçamentária e decisória. “O governo já está atendendo parte das nossas reinvindicações. Vamos economizar com a viagem de uma delegação para os Jogos Nacionais Escolares, que serão realizados em Blumenau. Hoje temos R$ 3 milhões em caixa, recurso para fazermos o repasse até o fim de maio aos municípios sedes de eventos.” (texto Mário Medaglia, fotos Solon Soares/Agência Alesc)