arquivo noticias

Convite JASTI

JASTI 2018

Mudanças nos Jasti em estudo
 
O Conselho Estadual do Esporte vai se reunir em Rio do Sul, nos dias 23 e 24, durante a realização dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), quando os membros da Comissão do Desporto de Participação, presidida pelo Conselheiro Jefferson Roberto Seeber, farão as primeiras observações visando futuras modificações na competição. As propostas a serem elaboradas levarão em conta, principalmente, que o idoso hoje é mais ativo e tem no exercício físico uma das melhores alternativas em busca de saúde e qualidade de vida.
Haverá vistoria técnica em alguns locais de competição, com consultas a dirigentes, treinadores e atletas, visando colher sugestões e medir o grau de satisfação com a atual forma de disputa dos Jasti. A Comissão esteve reunida nesta terça-feira (15), avaliando os primeiros passos que precisam ser dados para atender o pleito de alguns municípios que pretendem a inclusão de modalidades de quadra e individuais. Hoje os Jasti são disputados por atletas nascidos até 1958 nas seguintes modalidades: masculino: bocha, bolão 23, canastra, dominó, handebol, truco e voleibol; feminino: bocha, bolão 23, canastra, dominó, handebol, truco e voleibol; livre: dança coreográfica livre e dança popular; casal: dança de salão.
O voleibol, com recorde de inscrições, e o handebol, desde o ano passado já fazem parte da programação dos Jasti. Caso aconteçam as mudanças, poderão ser incluídos, por exemplo, atletismo, tênis de mesa e basquete. As propostas serão encaminhadas à área técnica da Fesporte, partindo do princípio de não tornar o evento mais dispendioso para o estado e nem para os municípios participantes ou candidatos à sede. Com o incremento de modalidades haverá a necessidade da parceria das federações e da diminuição, na fase estadual, de atletas e delegações dos municípios, procedimento também em estudos. Por ser o evento que mais cresce entre os executados pela Fesporte, a estrutura da sede precisa atender a essa demanda cada vez maior, especialmente no que diz respeito à capacidade da rede hoteleira. Atualmente os Jasti são disputados por cerca de dois mil atletas que, somados a dirigentes e treinadores, podem chegar a um total de três mil participantes. 

© 2013 - Desenvolvimento