arquivo noticias

Nota de Falecimento

Edson Heusi
É com pessar que o Conselho Estadual de Esporte comunica o falecimento do Comendador do Esporte Edson Heusi.

Nascido em Itajaí, Santa Catarina, no dia 18 de Janeiro de 1947.  

Edson Heusi, conhecido como Fuba, começou a praticar tênis aos sete anos de idade juntamente com seu pai Arno Heusi (Lila). Em 1956 ganhou sua 1ª medalha no campeonato de tênis da Sociedade Guarani - Torneio Infanto Juvenil Aldo Mário de Almeida. Em 1959 representando a Sociedade Guarani, a cidade de Itajaí e o estado SC, consagrou-se campeão catarinense no Campeonato Brasileiro Infantojuvenil e da Juventude no Minas Tênis Clube em Belo Horizonte.

Fuba ainda participou em modalidades de dupla masculina e dupla mista do Campeonato Estadual de 1ª Classe de Santa Catarina e de campeonatos estaduais infantojuvenis, conquistando o título por diversas vezes em ambos. Entre seus adversários estavam grandes nomes do tênis brasileiro como Thomaz Koch, Carlos Alberto Kirmayr, Luis Felipe Tavares, Ivo Ribeiro e Jorge Paulo Lemann.

Como número um do tênis em Santa Catarina, representou o estado no 1º Campeonato Brasileiro de 1ª Classe em quadra coberta no Flamengo-RJ, quando teve a honra de receber o troféu de seu pai, atual representante e campeão itajaiense.

Desde 1965 participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) com a equipe de Itajaí. Em 1976 conquistaram o título de campeões em Tubarão, e em todas as outras participações sempre trouxeram medalha de 2º e 3º lugar.

Como treinador, Edson iniciou aos 18 anos na Sociedade Guarani, oferecendo aulas em grupo devido a grande quantidade de jovens interessados nas aulas de tênis.

Em determinado momento de sua carreira como treinador, Edson foi detentor da maior equipe infantojuvenil de Santa Catarina, tendo participado e se destacado em diversos campeonatos.

Além de tenista e treinador, Edson Heusi participou da organização da quatro Copas Davis realizadas em Santa Catarina. Foi técnico da Federação Catarinense de Tênis em campeonatos brasileiros e, posteriormente, diretor técnico durante anos.

Há 48 anos, desde a fundação do Itamirim Clube de Campo (1972), atua como professor de tênis e é responsável pela organização dos campeonatos internos de tênis. Fuba participou da história e da evolução do tênis, estando lado a lado dos presidentes e diretores da Sociedade Guarani, Federação Catarinense de Tênis e Itamirim Clube de Campo.

Edson Heusi foi outorgado Comendador do Esporte Catarinense no ano de 2013.



© 2013 - Desenvolvimento