arquivo noticias

Comenda do Mérito Desportivo 2016


comenda esporte 01
A solenidade de entrega da Comenda do Mérito Esportivo 2016 reuniu diversas personalidades do âmbito do esporte catarinense nesta segunda-feira, 07, em Palhoça. O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Desportos (CED), homenageou seis personalidadeseuma entidade.

A cerimônia estava marcada para o fim de 2016, mas teve que ser reagendada em virtude do trágico acidente ocorrido com o avião da Chapecoense. O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, esteve presente representando o governador Raimundo Colombo.

Os sete homenageados foram os seguintes: o ex-secretário executivo do Conselho Estadual de Esporte e ex-atleta de treinador de ginástica artística, Carlos Alberto Alves Teixeira, o atleta Carlos Roberto Sestrem, vencedor demedalhade bronze na Paralimpíada de 1988, o treinador de futebol, Luiz Carlos Figueiredo Cruz, o ex-presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski e o treinador de voleibol, Odilon Carlos Linhares. A Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Guarani (SERC Guarani), de Palhoça, foi a entidade homenageada. O ex-presidente do clube e vice-prefeito de Palhoça, Amaro Júnior, recebeu a medalha das mãos do prefeito Camilo Martins (PSD). Em sua fala Amaro destacou o significado da realização da Comenda no Clube 07 de Setembro, em Palhoça, já que o clube de futebol foi fundado naquele local há quase 90 anos.

Uma das honrarias foi destinada a João Nilson Zunino (in memoriam), ex-presidente do Avaí. Seus familiares receberam a premiação das mãos da deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), que representou o presidente da Assembleia Legislativa, Silvio Dreveck (PP).

Para o secretário Leonel Pavan todos os homenageados são exemplos na área do esporte para todas as novas gerações. Em sua fala ele ainda afirmou que pretende trabalhar para garantir os investimentos do setor: “Apesar da crise, nosso Estado se destaca no cenário nacional. Vamos buscar cumprir a agenda esportiva para os nossos atletas das mais variadas idades e modalidades”.

O evento contou com uma interpretação do Hino Nacional pela cantora palhocense Fabiana Rodrigues e uma apresentação de dança gauchesca de alunas do Centro Educacional São José. Dois comendadores fizeram uso da palavra: Celeste Roman (comendador em 2012) e o jornalista José Bonifácio Telles (comendador em 1999).

Participaram ainda da solenidade a presidente do Conselho Estadual de Desportos, Michele de Souza, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano Júnior, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Luciano Hostins, o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF), Jean Carlo Leutprecht e Rudy Nodari, comendador que colaborou na criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960, além de técnicos e gerentes da SOL.

A Comenda do Mérito Esportivo foi instituída em 1994. O título de comendador é destinado a pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços ao desporto catarinense ou nacional. Desde sua criação, a comenda já foi entregue a 140 pessoas físicas e 16 instituições.



Texto e fotos:

Ana Paula Flores

ASCOM/SOL

© 2013 - Desenvolvimento