arquivo noticias

Decisões da Plenáraia em Videira

Participação de atletas nas competições da Fesporte, escolha de nomes para vaga do Conselho e datas da Comenda, decisões da Plenáraia em Videira
OLESC 2019


Sexo biológico como único critério para definição de gênero na participação de atletas nas competições esportivas oficiais de Santa Catarina; atletas catarinenses e que estejam fora do estado poderão participar dos Jogos Abertos sem necessidade de transferência para entidade de administração desportiva catarinense, desde que regularmente inscritos nos prazos estabelecidos pela Fesporte. Foram decisões das plenárias do Conselho Estadual do Esporte realizadas em Videira, por ocasião da Olesc, referendando pareceres da Comissão de Legislação e Normas. O parecer do CED será remetido ao deputado Fernando Kreelig para adequação da lei 13.622, que normatiza a participação de atletas nas competições executadas pelo sistema esportivo catarinense através da Fesporte.

A lista tríplice para a escolha pelo Governador do representante de instituições ligadas aos cursos de ensino superior foi composta, em votação da Plenária, por Miriam Dolzan (Uniasselvi), Delmar Tondolo (Unifeb) e Ênio Demoly (Unisul). As candidaturas de Marino Tessari (Udesc) e Renan Souza (Unoesc) foram consideradas inválidas pelo parecer da Legislação e Normas por documentação incompleta. Renan Souza encaminhou recurso contra o parecer.

O prazo para indicação das novas Comendas do Mérito Desportivos ficou definido para 7 de outubro. No dia 9 a Comissão do Conselho se reúne para análise das indicações, com votação da Comenda no dia 14 no Parajasc em Caçador e entrega dia 02 de dezembro em Florianópolis. São cinco Comendas para pessoas físicas, duas institucionais e uma in memoriam. A partir deste ano, por solicitação da Fesporte e acatada pelo Conselho, será realizado um evento único, com a entrega do Troféu Gustavo Kuerten, da Comenda e da Medalha do Mérito Esportivo, uma honraria concedida pelo TJD.

O presidente da CCO de Videira, Fabiano Marafon, esteve na reunião, agradecendo ao apoio do Conselho e à escolha do município para a realização da Olesc. O presidente do TJD catarinense também se manifestou, falando da parceria entre as duas instituições, braços do sistema esportivo catarinense. Rui Gordinho, presidente da Fesporte e membro nato do CED, anunciou a inclusão dos Jogos Universitários Catarinenses no calendário de 2020, bem como a concessão de recursos para este evento e apoio à formação da delegação catarinense que em outubro participará dos Universitários Brasileiros em Salvador.

Nas análises dos pareceres para concessão do Certificado de Registro de Entidades Desportivas foram aprovados os pedidos do Caça e Tiro Araújo Brusque, Caça e Tiro Magalhães, e das federações de Caça e Tiro, e Muay Thai, desde que atendida as diligências. O processo da Federação de Karatê Inter Estilos baixou em diligência.  Após as plenárias os Conselheiros visitaram a Comissão Central Organizadora, a pista de atletismo e o ginásio onde foi disputada a Ginástica Rítmica.
Texto Mário Medaglia – foto Heron Queiroz (Fesporte)

© 2013 - Desenvolvimento