arquivo noticias

Reunião em Lages: regulamento e posse de Rui Godinho

Reunião Lages 1Reunião Lages Godinho


Reunido em Lages no último final de semana, o Conselho Estadual de Esportes decidiu, por oito votos a quatro e duas abstenções, por manutenção no artigo 41 do Regulamento Geral das Competições da Fesporte que trata sobre um tempo mínimo de residência em Santa Catarina para atletas de outros estados poderem ser inscritos para competições oficiais organizadas pela Fesporte, como os Jogos Abertos. Com a vigência da lei do deputado Antônio Aguiar a partir de 01/01/2018, o atleta não catarinense para participar dos Jogos Abertos – JASC - precisará estar residindo há pelo menos dois anos em de Santa Catarina, e com registro em uma entidade de administração desportiva do Estado. A área jurídica da Fesporte está preparando a redação final desta decisão do Conselho. Nesta reunião, realizada domingo na Associação Comercial e Industrial de Lages, também foi confirmada a obrigatoriedade de o município sede dos Jogos Abertos realizar o Parajasc no ano seguinte. A programação do Conselho para 2019, definida em Lages, será divulgada em breve pela Secretaria.
Na reunião de sábado, na Uniplac, o presidente da Fesporte, Rui Godinho, tomou posse como membro nato do Conselho. Na sua manifestação ele prometeu modernizar e agilizar a informatização da entidade, aproveitando o grande polo tecnológico existente em Florianópolis e Blumenau. “Nem que para isso tenhamos que terceirizar o processo. Primeiro vamos tentar junto ao Ciasc um programa que atenda às demandas da Fesporte. Caso contrário buscaremos com urgência outra solução”. Godinho disse, ainda, que o corpo técnico da casa fará um estudo para analisar a situação de modalidades como o remo, ginástica rítmica, tênis feminino, triatlo feminino e punhobol, “sempre no limite no número de participantes, apenas para atender o regulamento da competição”. Sobre o reduzido quadro de funcionários da Fesporte, Rui Godinho anunciou o aproveitamento de 10 profissionais da Sol, secretaria que está sendo extinta pelo Governo do Estado, e a chamada de funcionários da casa lotados em outras instituições.
Houve manifestações dos Conselheiros desejando sucesso ao novo presidente da Fesporte, mas também indagações sobre o seu futuro político, o que implicaria em mais uma troca na gestão da entidade. Godinho alertou que, como suplente de deputado federal pelo PSL, a qualquer momento pode ser chamado para ocupar por algum tempo a cadeira em Brasília, na eventual ausência do titular. Ou ainda participar do processo eleitoral de 2020. “Não abandonarei a Fesporte, nem deixarei a instituição desassistida. Poderá acontecer algum afastamento, mas apenas temporário”, prometeu.  As reuniões em Lages foram organizadas pelo Conselheiro Nilson Cruz. (textos Mário Medaglia, fotos Rafael Araldi)

© 2013 - Desenvolvimento