Conselho em Rio do Sul JASTI

Conselho e Fesporte querem discutir com o Governador situação do esporte catarinense.

Reunião Rio do Sul 2

O Conselho Estadual do Esporte esteve reunido em Rio do Sul (23/24) para a abertura da 11ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) e sessão plenária, que contou com a presença do Secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Tufi Michreff Neto. Além dos assuntos normais de pauta, como análise de projetos do Seitec, alterações nas normas de concessão de Creds, o Conselho marcou posição para levar ao Governador Pinho Moreira os problemas do esporte catarinense. A Conselheira Natália Petry, também presidente da Fesporte, assinalou os problemas da sua instituição, particularmente a situação dos integradores educacionais, que atendem a ponta do sistema esportivo nas regiões de abrangência das suas ADRs. Com a extinção de algumas Administrações Regionais, eles foram novamente absorvidos pela Secretaria da Educação, autarquia onde são vinculados. O Secretário Tufi se comprometeu a intermediar um encontro do presidente do Conselho, Alexandre Monguilhott e da Conselheira Natália com o Governador. Outros conselheiros também manifestaram preocupação com o modelo atual de gestão do esporte de Santa Catarina, cuja situação, por escassez de recursos e de pessoal qualificado, ficou muito séria nos últimos anos e agravou-se nesse período de transição. Paralelamente à plenária, a Comissão do Desporto de Participação, começou levantamento junto a dirigentes, técnicos e atletas, para uma análise e encaminhamento de sugestões dos municípios à Fesporte sobre possíveis alterações nos Jasti. (Texto Mario Medaglia)

Reunião Rio do Sul 3
(Fotos - Scarlet Silva, Assessoria de Comunicação SOL)