Homenageados – 2017

José Antônio Carrillo 
José Antônio Carrillo
Graduado em Educação Física pela Escola Superior Educação Física de Bauru/SP no ano de 1973 e pós-graduado em Técnicas desportivas voleibol pela USP em 1985. Foi professor do Curso de Educação Física da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, ministrando aulas de Voleibol de 1974 a 1997, Basquetebol de 1974 a 2003, além de ser supervisor de estágio de 1997 a 2003. Também foi diretor da escola superior de Educação física e desportos – ESEDE (1978 a 1982). Coordenador do Curso de Educação Física da UNESC (1997 a 2000) e assessor de Esportes da UNESC de 2001 até 2012.
Presidente Associação dos professores e funcionários da FUCRI/UNESC – APROFUCRI/AUNESC (2008 a 2011) e membro do Conselho Regional da Educação Física de Santa Catarina de 1999 a 2006. Orientador de Educação Física na 3ª CRE (1974 a 1975). Como atividades esportivas, Carrilho desenvolveu diversas atividades como Técnico e Atleta. Foi técnico e Atleta da Comissão Municipal de Esportes de Criciúma de 1974 a 1982. Técnico Campeão Estadual de basquete infantil masculino pela equipe colégio Marista (1975). Técnico campeão da seleção Universitária da Escola de educação física e desportos – ESEDE/ FUCRI. Técnico da seleção catarinense Universitária (FCDU) Natal/ RN e campeão dos jogos abertos de Santa Catarina feminino (1977). Compõe o Conselho Fiscal da confederação Brasileira do Desporto Universitário e atualmente é atleta do campeonato Brasileiro de Basquete master categoria até 60 anos.


José Maria Nunes

José Maria Nunes

José Maria Nunes nasceu em 11 de abril de 1949, na localidade de Espinilho, em Campos Novos, SC. Foi o segundo dos 14 filhos do casal de agricultores João Maria Nunes e Reasilva Cordeiro Nunes. Teve uma infância muito pobre e, na adolescência, trabalhou durante cinco anos em uma fazenda em Joaçaba, em condições que, pelos padrões de hoje, seriam consideradas como trabalho escravo. Aos 18 anos, em 1968, foi para o exército. Lá descobriu o atletismo. E o atletismo descobriu José Maria Nunes. Ele foi campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Porto União, dando início a uma jornada de vitórias que duraria mais de uma década. Entre 1968 e 1985 Nunes competiu em 14 edições dos Jogos Abertos, conquistando 30 medalhas de ouro, 4 de prata e uma de bronze. Na prova dos 10 mil metros, manteve a invencibilidade por 11 edições dos jogos. Além dos Jogos Abertos, brilhou também em outras competições importantes em nível nacional:

Campeão da Olimpíada do Exército, 1971 (uma das mais importantes competições esportivas do Brasil, na época)

Campeão do Troféu Brasil de Atletismo (10 mil metros, 1979), a mais importante competição de atletismo do Brasil.

Campeão da Corrida de Reis, em Brasília, 1978

Bi-campeão da Corrida 28 de Janeiro, em Apucarana (1981 e 1982)

Bi-campeão da Corrida de Tiradentes, em Ponta Grossa (1981 e 1982)

Começou a atuar como técnico de atletismo em 1972, mas foi em 1976 que assumiu de forma plena, uma equipe de atletismo, liderando o time de Florianópolis num longo período de grandes vitórias. Descobriu e desenvolveu grandes atletas, e, alguns atletas, oriundos de outras equipes, encontraram nele o treinador que os levou aos grandes resultados. Analfabeto até os 18 anos, concluiu três cursos superiores (Educação Física, Pedagogia e Administração Escolar) e uma especialização (Quiropraxia). Sua atuação no atletismo foi encerrada em 1992, quando se mudou com a família para Jaraguá do Sul, onde continuou a desenvolver seu trabalho como educador. Foi o responsável pela implantação da Escola Técnica Federal de Santa Catarina em Jaraguá do Sul (hoje IFSC - Campus Jaraguá do Sul). Atualmente dedica-se à profissão que abraçou em 1999: a Quiropraxia. Mantém uma Clínica em Jaraguá do Sul que já atendeu mais de 12 mil pacientes nesses últimos 18 anos. Tem 4 filhos: Luciano (antes do casamento), Jossinei, Jossiane e José Maria Nunes Jr (no casamento de 32 anos com Elvira Maria Martins).


Luiz Ernani Buerger

Luiz Ernani Buerger

Nascido em 27 de abril de 1955 em Blumenau, filho de Maximiliano Buerger e Renata Buerger, graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Educação Física Escolar, Luiz Ernani Buerger chegou a Santa Catarina em 1976 a convite do Prof. Vicente Schlickman para participar como atleta da 16ª edição dos JASC e iniciar sua vida profissional como professor na rede oficial de ensino de Santa Catarina. No ano de 1977 idealiza ao lado do Dr. José Warmuth Teixeira o grande projeto de basquetebol no município de Tubarão utilizando uma parceria com o E.C. Ferroviário, tradicional clube de futebol do Estado. O referido projeto que completa quarenta anos em 2017, possibilitou o acesso a prática da modalidade de basquetebol de aproximadamente dois mil jovens, impulsionando não só a modalidade mas a cultura esportiva em toda região sul. Foi técnico de várias categorias na modalidade de basquetebol, sendo campeão estadual por várias vezes pelo Ferroviário em competições da FCB e pelo município de Tubarão no JESC, OLESC, Joguinhos e JASC. Atuou como técnico das seleções catarinenses em competições nacionais no masculino e feminino. Do seu trabalho saíram vários atletas para integrarem a seleção catarinense de base. Professor na essência, Luiz Ernani Buerger é referência pela dedicação e amor ao esporte. A mais de quarenta anos fomenta a ideia do esporte como ferramenta de inclusão e formação de jovens.


Marcelo da Silva Costa

Marcelo da Silva Costa

Marcelo da Silva Costa, nasceu em São Paulo-SP, 30/10/65, filho de Zely Terezinha da Silva Costa e Guarany Saraiva Costa, formado em Educação Física na UFSC na Turma 87/2, Professor de Natação na Esinde, Professor e Técnico de Natação do Clube Doze de Agosto, coordenador e gerente de esportes do Clube Doze de Florianópolis, coordenador da modalidade de Natação da FME de Florianópolis, gerente da Federação Aquática de SC, diretor da modalidade de Natação da FCDU, Conselheiro de Esportes do Estado de SC de 2013 à 2017 e coordenador da modalidade de natação da Fesporte.


Raul Ferrari

Raul Ferrari

Nascido em 20 de abril de 1940 em Rio do Sul/SC. Casado com Matilde Vota Ferrari, dois filhos, Marco Aurélio e Miguel Angelo. Como atleta, nas décadas de 60, 70 e 80, participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina representando o município de Rio do Sul na modalidade de futebol de salão. Obteve resultados expressivos, principalmente em 1971 quando o JASC foi realizado na sua cidade. Participou ainda nos campeonatos estaduais defendendo os clubes de Rio do Sul, bem como outros clubes de municípios vizinhos. Atuou como técnico da modalidade de futsal e posteriormente se tornou árbitro. Se destacou nos times amadores de Futebol, participando em diversos campeonatos e torneios de nível regional e estadual. Trabalhou por 47 anos na Prefeitura Municipal de Rio do Sul assumindo por diversas vezes a Comissão Municipal de Esportes. O maior momento da carreira esportiva foi a oportunidade de participar da criação da Fundação Municipal de Desportos de Rio do Sul em 1989. Assumiu por mais três mandatos essa pasta até o ano de 1996. Comentarista esportivo nas rádios Difusora e Mirados. Atualmente está aposentado e ocupa funções na imprensa da cidade, sendo comentarista da TV RBA. Raul Ferrari participou de 50 edições do Jogos Abertos de Santa Catarina como atleta, dirigente, comentarista e a anos acompanha a delegação de Rio do Sul como Presidente de honra.


José Eduardo Nunes de Souza – Zequinha (in memoriam)

José Eduardo Nunes de Souza  Zequinha in memoriam

Nasceu em 21 de outubro de 1950 em Araranguá (SC) e faleceu precocemente aos 48 anos em 23 de outubro de 1998. Casado com Maria de Fátima Vieira de Souza e pai de Michele e Eduardo. Iniciou sua carreira como professor de educação física em 1973 na Escola Básica Pedro Simão no município de Ermo, sul de Santa Catarina. Sua história no esporte começou como atleta do salto em distância e altura dos Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá (Jerva) em 1970, sendo um dos destaques da competição. Até o seu falecimento havia participado de todas as edições do JERVA, seja como atleta, técnico, árbitro ou dirigente. No início da carreira, conciliava as aulas de educação física com treinamento esportivo, que na época acontecia tarde da noite, muitas vezes após as 22h. Neste período foi técnico de várias modalidades esportivas no município de Araranguá (atletismo, basquetebol, futsal e handebol). Anos mais tarde, em 1981, se efetivou na então Escola Básica Castro Alves, em Araranguá, onde também ocupou a direção da escola em mais de uma oportunidade. Hoje, o ginásio coberto da mesma escola foi batizado com o seu nome em sua homenagem. No final dos anos 80 ocupou diferentes cargos na extinta 15ª UCRE (Unidade de Coordenação Regional de Educação) tendo sido chefe da sub-unidade de administração e, posteriormente, Diretor. Presidiu a Comissão Municipal de Esporte (CME) de Araranguá por quase 10 anos (1983 a 1992). Em janeiro de 1995 foi convidado para presidir a Fesporte e permaneceu no cargo até o seu falecimento em 23 de outubro de 1998.


Associação Joaçabense de Voleibol – AJOV

Logo AJOV
A Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV) foi fundada no dia 05 de julho do ano de 1996, na cidade de Joaçaba-SC, por um grupo de idealizadores que vislumbrava tornar o projeto referência no trabalho de base e formação de atletas.

Em sua trajetória histórica a AJOV conquistou inúmeros títulos estaduais, cedeu várias atletas e representou Santa Catarina em diversas competições nacionais nas categorias de base do naipe feminino, com foco no slogan: “Atleta boa a AJOV faz em casa”.

Foi assim que a Entidade obteve sua maior projeção e destaque no cenário esportivo, sendo reconhecida pela Confederação Brasileira de Voleibol como formadora da atleta campeã olímpica Natália Zilio Pereira.

Natália iniciou sua carreira na AJOV com 10 anos de idade, aos 14 anos foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira infanto-juvenil, quando foi eleita a melhor jogadora do mundial da categoria, aos 15 anos foi convocada para a seleção principal e aos 17 anos eleita a melhor jogadora do mundo juvenil.

Apesar do grande reconhecimento e projeção com a revelação de um talento, a AJOV tem o entendimento que formar atletas de alto nível é muito difícil, são muito poucos que se transformam em profissionais do esporte, por isso, mais que um projeto esportivo, o programa da AJOV visa à formação de cidadãos, utilizando o esporte como ferramenta.

Para atingir seus objetivos esportivos e sociais a estrutura organizacional compreende dois projetos denominados: BOM DE BOLA BOM DE ESCOLA e A BUSCA POR NOVOS TALENTOS CONTINUA, num processo de iniciação desportiva e cidadania, com oportunidade para o desporto de rendimento aos beneficiários que apresentarem aptidão para o voleibol.

Foi assim que a AJOV obteve destaque, sendo declarada de utilidade pública municipal e estadual, além de projeção e reconhecimento da comunidade esportiva, em especial pelo Conselho Estadual de Esporte, que escolheu no ano de 2017 a Entidade para receber a honraria da Comenda do Mérito Desportivo do Estado de Santa Catarina.


GRAN MÉRITO ESPORTIVO

O Jornalista Roberto Alves foi homenageado com o GRAN MÉRITO ESPORTIVO.
Roberto Alves

© 2013 - Desenvolvimento