Homenageados – 2013

Homenageados – 2013

CLÓVIS NAGEL GÜTZ

Clovis Nagel Gutz

Nascido em Timbó, Santa Catarina, no dia 18 de abril de 1958. Filho de Alwin Gütz e Vera Bremer Gütz. Graduado em Educação Física pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro em 1979.

Em 1982 retornou a Timbó para desenvolver trabalhos no centro social urbano local com as modalidades de voleibol, futsal, xadrez e tênis de mesa. Coordenou a formação da equipe amadora do União de Timbó.

Em 1983 foi aprovado no concurso público estadual para o cargo de professor de Educação Física. Anos mais tarde foi diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes de Timbó. Coordenou os jogos estudantis, os jogos entre empresas e os jogos de integração dos bairros. Exerceu a coordenação de escolinha de futsal e futebol de campo com mais de 150 crianças em diversas

categorias.

De 2004 a 2008 foi diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú. De

2009 a 2012 foi presidente da Fundação Municipal de Esportes de Timbó.

Em sua trajetória, coleciona participações como atleta, técnico e dirigente em diversas competições, tendo conquistado várias medalhas, destaque para as modalidades de futebol de campo e futsal.




EDSON HEUSI

Edson Heusi


Nascido em Itajaí, Santa Catarina, no dia 18 de Janeiro de 1947. Filho de Arno Maria Heusi e Amélia R. Heusi. Edson Heusi, conhecido como Fuba, começou a praticar tênis aos sete anos de idade juntamente com seu pai Arno Heusi (Lila). Em 1956 ganhou sua 1ª medalha no campeonato de tênis da Sociedade Guarani - Torneio Infanto Juvenil Aldo Mário de Almeida. Em 1959 representando a Sociedade Guarani, a cidade de Itajaí e o estado SC, consagrou-se campeão catarinense no Campeonato Brasileiro Infantojuvenil e da Juventude no Minas Tênis Clube em Belo Horizonte.

Fuba ainda participou em modalidades de dupla masculina e dupla mista do Campeonato Estadual de 1ª Classe de Santa Catarina e de campeonatos estaduais infantojuvenis, conquistando o título por diversas vezes em ambos. Entre seus adversários estavam grandes nomes do tênis brasileiro como Th omaz Koch, Carlos Alberto Kirmayr, Luis Felipe Tavares, Ivo Ribeiro e Jorge Paulo Lemann.

Como número um do tênis em Santa Catarina, representou o estado no 1º Campeonato Brasileiro de 1ª Classe em quadra coberta no Flamengo-RJ, quando teve a honra de receber o troféu de seu pai, atual representante e campeão itajaiense.

Desde 1965 participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina ( JASC) com a equipe de Itajaí. Em 1976 conquistaram o título de campeões em Tubarão, e em todas as outras participações sempre trouxeram medalhas de 2º e 3º lugar.

Como treinador, Edson iniciou aos 18 anos na Sociedade Guarani, oferecendo aulas em grupo devido a grande quantidade de jovens interessados nas aulas de tênis.

Em determinado momento de sua carreira como treinador, Edson foi detentor da maior equipe infantojuvenil de Santa Catarina, tendo participado e se destacado em diversos campeonatos.

Além de tenista e treinador, Edson Heusi participou da organização da quatro Copas Davis realizadas em Santa Catarina. Foi técnico da Federação Catarinense de Tênis em campeonatos brasileiros e, posteriormente, diretor técnico durante anos. Há 48 anos, desde a fundação do Itamirim Clube de Campo (1972), atua como professor de tênis e é responsável pela organização dos campeonatos internos de tênis. Fuba participou da história e da evolução do tênis, estando lado a lado dos presidentes e diretores da Sociedade Guarani, Federação Catarinense de Tênis e Itamirim Clube de Campo.




JOSÉ ACÁCIO DOS SANTOS (PEPE)

Pepe


Nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, no dia 29 de setembro de 1950. Filho de Maria Felicidade dos Santos. José Acácio dos Santos, o Pepe, fi gura ilustre no meio esportivo catarinense, iniciou como dirigente na função de árbitro da modalidade de futebol de salão, hoje futsal, em 1967, vinculando-se a Federação Catarinense da modalidade em 1968.

Em 1972 passou a integrar o quadro nacional de arbitragem por meio do CBD Comenda do Mérito Desportivo 2013

6

Confederação Brasileira de Desportos, fi cando nesta condição até 2007.

Participou pela primeira vez dos JASC em 1970 no município de Mafra, já como árbitro. Após a estreia, foram mais 36 participações na função, encerrando em 2007 na edição de Jaraguá do Sul.

Participou efetivamente na arbitragem nacional, com destaque para suas atuações em fi nais de Taça Brasil e Campeonato Brasileiro de Futsal, sendo ainda pioneiro na arbitragem da fi nal do primeiro Campeonato Brasileiro Feminino.

Falar de Pepe é traduzir e visualizar um pouco do que o esporte é capaz de produzir. Aos 63 anos sua imagem de destaque no meio esportivo ainda inspira muitos jovens a ingressar na arbitragem, bem como seu exemplo positivo na função fomenta a modalidade e o esporte de forma geral.

Pessoa nascida numa família humilde e numa comunidade de alto risco social, o convívio com o esporte lhe mostrou o caminho a seguir como ser humano e na vida. Sua maneira singular de se relacionar com o meio esportivo e a forte presença de espírito fi zeram dele um vencedor na arbitragem e na vida.




LÍLIAN DE FÁTIMA PINTO

Linlian Pinto


Nasceu em Curitiba, Paraná no dia 21 de junho de 1953. Filha de André Kavinski e Sophia Kavinski, viúva de Edmar de Oliveira Pinto (Edinho), mãe de Marcelo, Andréa e Paula de Oliveira Pinto e avó de Letícia e Lucas Andres. É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada pela Universidade Salesiana de Educação Física de Santa Rosa.

Sua carreira de atleta na prova de 100m com barreira teve pouca duração. Mas em 1969 iniciou no magistério com professora primaria de alfabetização. Em 1973 começou a lecionar educação física em Curitiba. Foi para Joaçaba em 1976, contratada para traba lhar com escolinha de voleibol, técnica da equipe de voleibol feminino de Joaçaba e também professora de educação física no Colégio Celso Ramos onde fi cou efetiva até 1988. Também em 1988 aceitou ser orientadora esportiva da Coordenação Esportiva de Santa Catarina (COD/SC), neste ano também foi a responsável pelo cerimonial de abertura dos primeiros Joguinhos Abertos em Curitibanos e muitos outros.

Desde então tem atuado no esporte. Foi superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Joaçaba, professora na Faculdade de Educação Física da UNOESC/JOAÇABA, integradora esportiva e diretora de esporte da Fesporte.




RUBENS FREDEL

RubensFredel


Nascido em Blumenau, Santa Catarina, em 03 de agosto de 1956. Filho de Arno Fredel e Renata Fredel. Casado com Ivanilde Terezinha Fredel, tem dois fi lhos e uma neta.

Iniciou sua carreira no atletismo em 1971, na prova de salto triplo, chegando a participar dos JEBS. Mais tarde passou a realizar o lançamento de martelo, prova na qual representou Blumenau em 27 edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina ( JASC), obtendo 27 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e uma de bronze. Participou de diversas edições do Troféu Brasil de Atletismo e em todas as oportunidades foi fi nalista.

Ainda na década de oitenta iniciou sua carreira como técnico de lançamentos e arremessos, tendo sido várias vezes convocado para defender a seleção brasileira, como em jogos pan-americanos no Rio de Janeiro, jogos ibero-americanos em Portugal e campeonatos sul-americanos, com atletas nas seleções juvenis e menores.

Atualmente é presidente da Associação Atletismo Blumenau (AABLU), clube que neste ano de 2013 já teve representantes em competições internacionais, sendo dois atletas nos Jogos Estudantis Mundiais (Austrália), uma atleta no Campeonato Mundial de Menores (Ucrânia) e dois atletas no Pan-americano de Juvenis (Colômbia).

Rubens Fredel, ou Rubão como é conhecido, é alguém muito querido no meio do atletismo de Santa Catarina. É uma das pessoas que sempre batalhou e batalha pela evolução do atletismo e grande incentivador de crianças e jovens para a prática esportiva.

Trabalha com crianças e jovens que vivem em vulnerabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento social de todos. Nos fi nais de semana que tem eventos do atletismo, ele e sua esposa acompanham as crianças e jovens dando todo o suporte possível para o bem-estar dos mesmos.




AVAÍ FUTEBOL CLUBE

Avai


Fundado em primeiro de setembro de 1923, está localizado na Rodovia Diomício Freitas, 1.000 – Carianos – Florianópolis. Seu atual presidente é João Nilson Zunino.

Fundador da primeira entidade de administração do desporto no Estado de Santa Catarina, a Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, em 12 de abril de 1924, hoje denominada Federação Catarinense de Futebol.

Campeão Catarinense de Futebol em 1924, 1926, 1927, 1928, 1930, 1942, 1943, 1944, 1945, 1973, 1975, 1988, 1997, 2009, 2010 e 2012.

Campeão Brasileiro de Futebol da Série “C” em 1998.

Participou dos Campeonatos Brasileiro em 1974, 1976, 1978, 1979, 2009, 2010 e 2011.

Participou do Campeonato Brasileiro da Série “B”: De 1999 até 2008 e de 2012 e 2013.

© 2013 - Desenvolvimento