Homenageados – 1998

Data: 23.11.98
Local: Hotel Maria do Mar - Florianópolis


Aldo do Amadeu Kuerten

Aldo do Amadeu Kuerten (in memórian) nasceu em Braço do Norte em 25 de setembro de 1943. Casou-se com dona Alice e teve três filhos, Rafael, Gustavo e Guilherme. Iniciou sua carreira desportiva jogando basquete na cidade de Joinville.

Ainda moço, mudou-se para Florianópolis onde passou a defender o tradicional Clube Doze de Agosto. Disputou Campeonatos Estaduais e Brasileiros nas categorias juvenil e adulto pelo Clube Doze, conquistando vários títulos de campeão estadual e dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Também representou o município de Brusque nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo.

Passou a dedicar-se ao tênis depois de encerrar sua carreira no basquete. Como tenista e dirigente teve destacada atuação no Lagoa Iate Clube, de Florianópolis. Foi no LIC que incentivou os filhos Rafael e Gustavo na prática do tênis, sendo responsável pela brilhante trajetória de Gustavo, que hoje é conhecido em todo mundo por Guga.

Aldo Kuerten faleceu em 1985, aos 42 anos de idade, dentro de uma quadra de tênis, quando participava de um torneio em Curitiba na condição de árbitro.

 


 

Alfeu de Souza Roepke

Alfeu de Souza Roepke nasceu em Campo Alegre no dia 12 de maio de 1932 e reside na cidade de Timbó desde agosto de 1936.

É bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná e presidiu a Sociedade Desportiva e Recreativa União de Timbó entre 1958 e 1960, e a CME de Timbó em 1992.

O bolão é uma das maiores paixões de Alfeu Roepke e é ao bolão que até hoje, aos 66 anos, ele dedica grande parte de seu tempo. Ativo integrante da Federação Catarinense de Bocha e Bolão desde 1981, Alfeu foi um dos principais responsáveis pela oficialização, em 1988, do bolão bola 23cm junto à Confederação Brasileira de Desportos Terrestres.

É o atual presidente da Federação, cargo que ocupa desde 1992 e cujo mandato encerra em março de 1999. Também presidiu a entidade entre 1986 e 1989.

Foi em sua gestão na presidência, que em 1988 a Federação Catarinense de Bocha e Bolão adquiriu sua sede própria.

Criou a Taça Santa Catarina de Bocha Masculino, o Estadual de Bocha Feminino, além do Estadual Juvenil, Estadual de Trios Masculinos e Femininos, Estadual de Duplas Feminino e Bocha-Rafa.

Em suas gestões como presidente da Federação, Santa Catarina conquistou 23 títulos brasileiros de bolão, um de bocha juvenil, além de 25 vice-campeonatos nas duas modalidades.

 


 

Carlos José Alves

Carlos José Alves é natural de Florianópolis onde nasceu no dia 8 de março de 1954.

Economista diplomado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Alves desde cedo tomou gosto pelo esporte e ao 10 anos já jogava tênis. Hoje, dedica seu tempo à formação de novos talentos e é um dos principais responsáveis pela descoberta de grandes campeões no tênis de Santa Catarina.

Participou de diversos cursos de atualização nos Estados Unidos e no Brasil.

Como atleta, Carlos Alves foi campeão estadual nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto. No ranking nacional, esteve sempre entre os quatro melhores nas categorias infantil, infanto e juvenil. Participou de 25 edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina, tendo conquistado 12 títulos de campeão.

Foi técnico e professor de tênis no LIC, Astel, Academia Gemitt, Clube Primavera e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis. Atualmente, é técnico no Lira Tênis Clube, em Florianópolis.

Carlos Alves é um dos nomes mais requisitados pela Confederação Brasileira de Tênis para representar a entidade como delegado e capitão de equipe em Campeonatos Sul-Americanos e Mundiais. É delegado da CBT e diretor da Federação Catarinense de Tênis.

Como técnico e professor de tênis ajudou a revelar tenistas que hoje despontam a nível nacional e mundial como Gustavo Kuerten, Márcio Carlsson, Marcelo Carvalho e as irmãs Maria Cláudia e Maria Fernanda Alves, suas filhas e pupilas mais aplicadas. Também treinou jogadores como Moacir Werner, André Laydner, Pedro Pozzobon, César Reblin, Marcelo "Cascata" Rebelo, Bernardo Lopes, Rita Cruz Lima e Clarissa Medeiros.

 


Cesar Seara Júnior

 

Cesar Seara Júnior nasceu em Florianópolis no dia 21 de maio de 1942.

É engenheiro mecânico diplomado pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor aposentado. Exerceu suas atividades profissionais, entre outras empresas, na Celesc, Comasa e Casan, além de lecionar a disciplina de Desenho Industrial na Udesc, entre 1976 e 1989.

Como desportista, Cesar Seara Júnior é um dos maiores batalhadores pelo desenvolvimento do remo em nosso Estado, tendo presidido o Clube de Regatas Aldo Luz, nos anos de 1981 e 1982, e a Federação Catarinense de Remo do Estado de Santa Catarina, entre 1983 e 1989.

Cesar é atualmente Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Remo para o triênio 1997-2000. Ocupou o mesmo cargo na gestão 1994-1997.

Designado pela Confederação Brasileira de Remo, integrou a comissão que recepcionou a comissão do COI - Comitê Olímpico Internacional que vistoriou as instalações do Rio de Janeiro em 1997, então candidata a sediar a Olimpíada de 2004. Chefiou ainda a delegação brasileira nos Mundial de Remo de 1985, em Antuérpia, na Bélgica; de 1996, em Lima, no Peru; e de 1997, em Alguibellette, na França.

 


Delfim Pádua Peixoto Filho

 

Delfim Pádua Peixoto Filho nasceu na cidade de Itajaí no dia 3 de janeiro de 1941. É diplomado em Direito pela Faculdade de Direito, em Florianópolis.

Foi diretor da Faculdade de Direito da Univali, em Itajaí, onde hoje leciona Direito Penal e Prática Forense Penal. É membro da Associação Internacional de Direito Penal.

Desportista e militante da política, Delfim Pádua Peixoto Filho elegeu-se vereador em Itajaí no ano de 1966 e deputado estadual em 1970. Foi reeleito em 1974 e 78 como o deputado estadual mais votado. Vice-Presidente da Assembléia Legislativa e duas legislaturas, foi também líder da bancada do MDB. Em 1982, assumiu a Procuradoria da Assembléia Legislativa.

Como atleta jogou futebol amador pelo Clube Náutico Marcílio Dias de Itajai, Colegial de Florianópolis e Seleção Catarinense Universitária, no profissional jogou pelo Avaí Futebol Clube de Florianópolis.

Foi atleta de Futebol de Salão da Faculdade de Diretor. Nos anos de 1981 e 82 foi presidente do Clube Náutico Marcílio Dias, e em 83 foi eleito Vice-Presidente da FCF - Federação Catarinense de Futebol. Eleito presidente da FCF em 1986 dirige a entidade maior do futebol em Santa Catarina desde então tendo sido reeleito em três oportunidades, a última até o ano 2000.

É conselheiro da CBF - Confederação Brasileira de Futebol e por seis vezes chefiou a delegação da Seleção Brasileira ao exterior.

 


 

Fausto Silva

Fausto Silva nasceu em Florianópolis no dia 25 de julho de 1946. É formado em Ciências Contábeis com curso de Gestão Empresarial na França e trabalha desde 1966 na Fiesc, onde ocupa o cargo de assessor especial da Presidência, é Coordenador do Programa de Crédito Cooperativo e Diretor Geral da SS Serviços Empresariais.

No campo esportivo, destacou-se como atleta de futsal e dirigente de várias modalidades. É reconhecido como um dos melhores goleiros que o salonismo catarinense já teve.

A sua vida esportiva está efetivamente ligada ao futebol de salão e teve no tio José Câmara da Silva o principal incentivador. Titular do grande time do Clube Doze de Agosto, de seleções citadinas, estaduais e universitárias durante 10 anos, conquistou uma série de títulos importantes para o desporto catarinense.

Reconhecidamente temperamental, sempre foi um líder dentro das quadras e em 1968 alcançou aquela que considera sua maior conquista - a de vice-campeão do Torneio Orlando Zancaner, em São Paulo - numa época em que parecia impossível uma equipe catarinense vencer paulistas e cariocas.

Em 1974 foi indicado para a presidência da Federação Catarinense de Futebol de Salão, sendo um dos fundadores da Confederação Brasileira da modalidade.

Foi membro da Diretoria da Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA). Revelado também um dirigente competente, Fausto Silva ocupou a Secretaria da Comissão Municipal de Esporte de Florianópolis, reorganizando na época o desporto da capital.

 


 

Felipe Abrahão Neto

Felipe Abrahão Neto nasceu na cidade paranaense de Malé no dia 5 de setembro de 1940 e ainda adolescente mudou-se para Santa Catarina.

Ex-atleta de futebol de campo e futebol de salão, Feio - como é mais conhecido no meio desportivo - marca sua passagem pelo desporto como um dos mais destacados dirigentes de esporte amador catarinense.

Entre os principais títulos como atleta, Feio foi campeão do Oeste do Campeonato Estadual de Futebol em 1959, vice-campeão estadual de futebol de salão em 1965 e vice-campeão de futebol de salão dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 1967 defendendo a cidade de Curitibanos, em Joaçaba. Participa dos Jogos Abertos como atleta e dirigente desde sua sexta edição, em 1966, na cidade de Brusque.

Feio é conhecido também como "O pai dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina", competição que idealizou e ajudou a realizar a primeira edição em 1988 na cidade de Curitibanos. Na oportunidade, Feio era o Diretor da Coordenadoria de Desportos de Santa Catarina, órgão responsável pela área desportiva do Governo do Estado.

Ainda como dirigente é fundador e dirigente da Comissão Municipal de Esportes e da Fundação Municipal de Esportes de Curitibanos, foi membro do Conselho de Representantes dos JASC, conselheiro e presidente do Conselho Estadual de Desportos.

 


 

João Aderson Flores

João Aderson Flores nasceu em Florianópolis no dia 27 de março de 1943. É formado em Pedagogia, Psicologia e Mestre em Administração, com especialização em Educação e Psicologia de Aprendizagem na Universidade Nacional de Brasília e na Califórnia State University, em San Diego, Estados Unidos. Iniciou sua carreira profissional em 1960 na Escola Básica Otília Cruz, tendo lecionado também no Colégio Catarinense, Instituto Estadual de Educação, Colégio Estadual Aderbal Ramos da Silva e SENAC.

No ensino superior, foi professor do Cefid - Centro de Educação Física e Desportos, e da FAED - Faculdade de Educação, ambos da Udesc.

Como desportista, João Aderson Flores praticou atletismo na década de 60 como atleta do Figueirense Futebol Clube e foi campeão citadino, universitário e estadual nas provas de 400, 800 e revezamento 4x400 metros.

Integrou diversas vezes o quarteto da equipe de revezamento de Florianópolis nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Foi secretário municipal de Educação de Florianópolis e idealizou o Conselho Municipal de Esportes, quando promoveu a construção do ginásio municipal Carlos Alberto Campos e a realização em Florianópolis dos Jogos Abertos de Santa Catarina pela segunda vez.

Como presidente da Fundação Municipal de Esportes, João Aderson Flores idealizou as Ruas de Lazer, chefiou a delegação de Florianópolis nos JASC e a coordenou a delegação campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em Lages.

Na área de preparação psicológica, ou Psicologia do Esporte, João Aderson Flores presta serviços a clubes e entidades desportivas estaduais e nacionais, muitas vezes de forma voluntariosa.

 


 

Milton Rubens Capela

Milton Rubens Capela nasceu em Florianópolis no dia 4 de abril de 1943. É diplomado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e funcionário público estadual aposentado pela Secretaria de Administração.

Atleta de basquete, Milton Capela iniciou sua carreira em 1959 no Clube Doze de Agosto, único clube em que atuou até 1968. Defendeu ainda as seleções do município de Santa Catarina.

Em 1969 participou dos 20º Jogos Universitários Brasileiros, em Salvador, e no ano seguinte, já como técnico, dirigiu a Seleção Catarinense Universitária em Brasília.

A partir de 1970 passou a atuar também como dirigente e árbitro em diversas entidades esportivas de Santa Catarina como a FCDU - Federação Catarinense de Desportos Universitários, a Federação Catarinense de Caça Submarina, a FAC - Federação Atlética Catarinense, a Federação Catarinense de Basquetebol.

Desde 1972, quando integrou o Conselho Fiscal da FCDU pela primeira vez, Milton Capela é um dos esportistas mais atuantes na área do desporto universitário catarinense. Atualmente, é membro efetivo da Comissão Disciplinar da Federação de Basquetebol, do Conselho Fiscal da FCDU, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Remo do Estado de Santa Catarina e conselheiro fiscal efetivo da Federação Catarinense de Futebol de Salão.

 


 

Waldomiro Schützler

Waldomiro Schützler nasceu em Campo Alegre no dia 27 de janeiro de 1932. É fundador do Joinville Esporte Clube e foi o primeiro presidente eleito na história do clube.

Dirigiu o Joinville durante 17 anos, transformando o clube numa referência estadual e nacional e consolidando-se como um dos principais dirigentes da história do futebol catarinense.

Sob seu comando, o Joinville ganhou 10 títulos estaduais, inclusive o memorável octacampeonato estadual de futebol profissional, vencendo o Campeonato Catarinense entre 1977 e 1985 de maneiro incontestável.

Também foi campeão em 1976 e 1987. De 1977 a 85, com a direção de Waldomiro Schützler, o Joinville participou de todos os Campeonatos Brasileiros da Primeira Divisão, obtendo como melhor colocação o nono lugar.

A permanente preocupação com o trabalho de base e a formação profissional, fizeram com que Waldomiro Schützler transforma-se as categorias de base do Joinville num verdadeiro patrimônio do clube. Os vários títulos estaduais e nacionais comprovam isso.

Na gestão de Schützler, o Joinville foi campeão brasileiro infantil, bicampeão da Taça Maringá de Juniores, em 1987 e 1988, terceiro colocado na Taça São Paulo de Futebol Júnior, em 1987; e campeão sul-americano de juniores, em 1992.

O trabalho de Waldomiro Schützler foi reconhecido ao longo dos anos pela mídia e por várias entidades de classe. Por nove vezes foi escolhido o Dirigente do Ano em Santa Catarina e recebeu o Troféu o Jornaleiro; em 1980 e 1992 recebeu o Brasão do Município de Joinville por serviços prestados ao clube e à cidade; em 1987 recebeu o título de Destaque do Ano oferecido pelo CDL; e em quatro oportunidades integrou a relação dos Melhores do Esporte Joinvilense e recebeu o Troféu RBS.

© 2013 - Desenvolvimento