Homenageados – 2000

Data: 12.12.2000
Local: Palácio Santa Catarina


Ennio Selva Gentil

Ennio Selva Gentil, nasceu na cidade de Florianópolis, em 4 de Julho de 1928, tendo desenvolvido seus estudos na Academia de Comércio de Santa Catarina nesta capital.

É casado com Zenir Cidade Gentil, desde 1952, com a qual teve quatro filhos.

Antes de iniciar no esporte, trabalhou na Agência Ford, no Banco Inco, como contador, e na Rádio Diário da Manhã. Simultaneamente aos serviços na rádio, exerceu as funções de tesoureiro do Clube Doze de Agosto de Florianópolis, até 1988.

No campo esportivo, tem, até a presente data, sua vida dedicada a Federação Catarinense de Futebol de Salão, onde se integrou a administração, desde agosto de 1960, a convite do falecido Rozendo Vasconcellos de Lima, iniciando suas atividades como anotador e mesário, na gestão do então Presidente Hamilton Berreta.

Sua competência levou-o à eleição para vários cargos na Federação: Tesoureiro (1964 a 1968), Presidente (1968 a 1970), Diretor Financeiro (1970 a 1974 e depois em 1978, de 1980 a 1982), membro do Tribunal de Justiça Desportiva (1974 a 1976), Superintendente (1970 à 1978) e Vice-Presidente Financeiro
(desde 1982).

Além da Federação Catarinense de Futebol de Salão, Ennio dedicou-se também em 1975, no cargo de Tesoureiro, à extinta Federação Atlética Catarinense, que abrangia as modalidades de atletismo, tênis de mesa, ciclismo, voleibol e basquetebol.

Hoje, ocupa também a cadeira de membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Catarinense de Remo.

 


 

Euclides Jerônimo Ribeiro

Euclides Jerônimo Ribeiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 1946, é casado com Isabel Sebiom e possui três filhos.

Aos 8 anos, órfão de pai e mãe foi morar em Bauru - SP, no orfanato "Sociedade Beneficente Cristã", onde residiu até os 18 anos. Lá iniciou a carreira esportiva no atletismo, dedicando-se às provas de 100, 200 e 400 metros rasos.

Contratado pela cidade de Lençóis Paulista, por 6 anos consecutivos foi campeão Paulista na prova de 400 metros, prova que o classificou entre os 30 melhores atletas da América.

Nesse período, concluiu o curso de Educação Física, no Instituto Toledo de Ensino, na cidade de Bauru.

Um dos títulos mais valorizados de sua carreira é o Troféu Universitário, conquistado em 1973, quando foi considerado o melhor atleta universitário do país na prova de 400 metros.

Na década de 70, atingiu o 4ª lugar no ranking da América Latina, na prova de 400 metros.

Em 1974, veio para Santa Catarina a convite do Senhor Fidélis Back, Vice-Prefeito, na época, de Criciúma, onde assumiu o comando técnico da equipe de atletismo, para conquistar, na 24ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a primeira medalha de ouro para a cidade.

No mesmo ano, assumiu a cadeira de atletismo da Fundação Universitária de Criciúma, onde leciona até hoje.

Já exerceu as funções de Diretor Presidente da DME de Criciúma, Orientador Desportivo e Gerente Regional Sul da Fundação Catarinense de Desportos - FESPORTE, e, em 1994, foi representante das Escolas Superiores de Educação Física junto ao Conselho Estadual de Desportos - CED. Hoje é Professor de Educação Física da rede estadual de ensino.

Como Presidente da Federação de Atletismo, cargo que ocupa desde 1995, sua principal meta é a construção da pista de atletismo com revestimento sintético, uma vez que nosso estado ainda não a possui.

Hoje, Euclides Jerônimo Ribeiro, por ainda integrar a relação dos trinta melhores atletas de atletismo do país, é orgulho para os catarinenses.

 


 

Iberê Rosa

Iberê Rosa, nascido em 11 de abril de 1935, em Castelo, Espírito Santo, radicou-se em Florianópolis, em 1972, quando veio ser jogador profissional de futebol do Figueirense Esporte Clube. Casado e possui três filhos.

Iniciou como atleta profissional de futebol, em 1954. Atuou no Vasco da Gama, no Canto do Rio (Rio de Janeiro), Internacional de Porto Alegre, entre outros. Em Santa Catarina, jogou no Comerciário de Criciúma, América de Joinville, além do Figueirense, até 1972.

Na função de preparador físico, foi pioneiro nesta atividade em Santa Catarina, onde conquistou três títulos estaduais: 72, 74 e 94. No Avaí Futebol Clube, foi vice-campeão estadual, em 1992.

A preparação e condicionamento físico dos atletas de futebol tornando-se difundidas e valorizadas a partir desta época.

Comandou a primeira seleção catarinense juvenil de futebol, no Campeonato Brasileiro, em São Paulo, em 1973, e também da seleção universitária, em 1978.

Licenciou-se em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, em 1975, ano que inaugurou a "Academia e Fisiocultura Iberê Rosa".

Em 1982, foi honrado com o convite do Governo, através da Secretaria da Justiça, Cultura e Interesses Internacionais, para representar o estado no entrelaçamento esportivo e cultural no Japão, na província de Aomori, onde, durante três meses, ministrou técnicas e táticas do futebol, nas cidades de Hachinohe, Towara, Gonohe, Mitso, Hirozaki. Voltou a desenvolver esse trabalho em 1983 e 1990, com novos convites. Recebeu o troféu símbolo da província de Aomori, que o homenageou como mensageiro do estreitamento entre Japão e Santa Catarina.

Colaborou, em 1996, no volume V da edição do livro: "Medicina Básica do Trabalho" do Dr. Sebastião Ivone Vieira, na matéria de Ginástica Laboral Compensatória.

Ministrou cursos pelo Centro de Estudos de Informações Técnicas e Culturais, no II Seminário Sul-Brasileiro de Educação Física, e é palestrante do tema Condicionamento Físico e Segurança do Trabalho em diversos cursos e congressos na área de educação física, no Brasil e exterior.

 


 

José Francioni de Freitas

José Francioni de Freitas nasceu em Laguna, em 25 de janeiro de 1930. Ganhou o apelido carinhoso de "Dite Freitas", por ter sido batizado com o nome de Deusedite. Fez seu estudos no Colégio Ana Godin, em Laguna.

Sua vida profissional teve início na Rede Ferroviária Federal, como telegrafista, aos 13 anos de idade. Dessa época guarda a lembrança de telégrafo como a maneira mais rápida de comunicação entre as pessoas.

Iniciou sua vida de atleta amador de futebol, no Atlético Futebol Clube, de Cricíuma. Tornou-se empresário, em 1947, na Carbonífera Criciúma, de cuja diretoria foi membro até agosto de 1959. Foi diretor de várias empresas, sempre apoiando o futebol.

Em 1959, passou a dirigir a Cia. Carbonífera Metropolitana. Com auxilio dos próprios mineiros, fundou o Cube Metropol, que, na sua gestão de Presidente, foi seis vezes campeão de futebol do estado, entre 1960 e 1969, sendo tri-campeonato de 60 a 62.

Promoveu, em 1963, a maior excursão de um Clube de Futebol Catarinense a Europa. O Metropol jogou 23 partidas durante três meses, passando pela Espanha, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Romênia

Em 1973, fundou a Incocesa, equipe de futebol de salão de Tubarão, que conquistou o vice-campeonato estadual em 1977.

Como Diretor da Empresa Intelbrás, em 1999, patrocinou a equipe de voleibol masculina do Santa Catarina Voleibol Clube, que passou a se chamar São José/Intelbrás, disputou a Liga Nacional e o Campeonato Sul-Brasileiro da modalidade.

Como empresário incentivador e apoiador do esporte, principalmente do futebol, teve seu trabalho reconhecido através do recebimento de justas homenagens.

A Federação Catarinense de Futebol instituiu, em 1985, a Taça Dite Freitas e o homenageou com o título de benemérito. Recebeu placas comemorativas dos Atletas do Passado, dos Dirigentes dos Clubes Esportivos, da Liga Atlética da Região Mineira, todos de Criciúma. Em Tubarão, foi homenageado pelo Hercílio Luz Futebol Clube e recebendo medalha de Bronze Benemérito do Esporte Clube Próspera e do Esporte Clube Ferroviário. Em Imbituba, recebeu a Placa de Desportista da Cidade.

José Frencione de Freitas é um exemplo de dedicação e amor em tudo que faz.

 


 

Roberto Alves

Roberto Alves, nascido em 8 de março de 1941, em Florianópolis, possui três filhos e um neto. Faz questão de dizer que a cada dia aprende um pouco mais com seus companheiros.

Desde garoto, sonhava com o rádio. Iniciou sua carreira em 1957, como operador de som da Rádio Guarujá em Florianópolis, tendo como seu primeiro grande teste a segunda edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados em Florianópolis, em 1961. Daí em diante, foram quase 25 anos de JASC no rádio e na televisão.

Depois de 13 anos de rádio, foi para a TV Cultura de Florianópolis, onde trabalhou 28 anos. Passou por todos os setores da emissora, terminando como diretor. Durante este período, inaugurou a Rádio Guararema.

Criou o primeiro campeonato amador de futebol da região da Grande Florianópolis, tendo a equipe do Saldanha da Gama como campeã.

Possui títulos de cidadão de São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. Recebeu, por três vezes, o Troféu Bola de Ouro em nível nacional.

Cobriu, através da TV, não só competições catarinenses, como campeonatos brasileiros de basquete, vôlei, natação, atletismo e outras modalidades.

Abriu espaço em muitas oportunidades na TV para a divulgação do esporte amador de Santa Catarina. Foi colunista do Jornal de Santa Catarina durante nove anos.

Em 1974, foi chamado a um teste para substituir João Saldanha na TV do Rio e, em 1977, para substituir Ruy Porto no programa Ataque e Defesa da antiga TV Tupi em São Paulo. Mas deixar a terra natal como?

Estreou, em 12 de janeiro de 1998 na RBS/TV e na CBN/Diário, emissora que o levou à Copa do Mundo da França, dando-lhe a oportunidade de viver o maior evento futebolistico do planeta.

Sua experiência e a credibilidade adquirida ao longo de 42 anos de trabalho o conduziram a ser colunista do Diário Catarinense.

 


 

SOCIEDADE ESPORTIVA BANDEIRANTE

Em 16 de junho de 1900, o Senhor Wilhem Strecker, 1º secretário, escrevia Ata que dizia: "Reuniram-se, no dia de hoje, em casa de Christian Becker, um punhado de moços brusquenses, com a finalidade de fundar uma sociedade esportiva. A assembléia solicitou aos senhores mais idosos, Eduardo Von Buttner e Wilhem Strecker, que assumirem o cargo de Presidente e Secretário, respectivamente". Nascia a Sociedade Esportiva Bandeirante de Brusque.

O Brasil declara guerra à Alemanha, em outubro de 1917. O clube, cumprindo as leis nacionais, fecha temporariamente suas portas.

Em 5 de junho de 1921, foi entregue a nova Sede Social, onde atualmente se localiza a Sociedade Esportiva Bandeirante.

Durante os festejos dos 50 anos do clube, estiveram presentes as equipes de voleibol feminino do Clube Pinheiros, de São Paulo, e a Sogipa, de Porto Alegre.

O Bandeirante foi o principal palco de disputas da estréia dos Jogos Abertos de Santa Catarina - JASC, em 1960, quando Arthur Schlösser inclui o evento nos festejos do primeiro centenário de Brusque.

Os JASC fundem-se com a vida do Bandeirante, porém a idéia de promover a competição surgiu 11 anos antes de sua efetivação, quando, em 1949, uma delegação do clube visitou a capital paulista, onde pesquisou detalhes sobre o funcionamento dos Jogos Abertos do interior de São Paulo.

Tempos depois, em 1957, em São Carlos - SP, o Bandeirante participou pela primeira vez dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo.

O ginásio de esportes do Bandeirante recebeu para treinamento, a seleção brasileira de voleibol feminino, que participou do campeonato mundial da modalidade, no ano de 1986, no qual se destacaram as atletas catarinenses Simone Storm, de Brusque, e Ana Moser, de Blumenau. Uma honraria histórica.

Hoje, tem 1300 sócios, e cerca de 260 atletas atuantes nas modalidades de voleibol, basquetebol, futebol de salão e suíço, bocha, tênis de campo, jogos de mesa, participando de competições oficiais no estado e no país.

Muitas conquistas foram alcançadas ao longo dos 100 anos. Destacam-se, porém, apenas os títulos deste ano, quando foi campeão dos 40º JASC e dos Jogos Abertos Brasileiros, nas modalidades de basquete masculino e voleibol feminino, além do tri-campeonato estadual de voleibol feminino.


HOMENAGEM ESPECIAL

GUSTAVO KUERTEN

Gustavo Kuerten, filho de Alice e Aldo Kuerten, nasceu no dia 10 de setembro de 1976, em Florianópolis.

Manezinho da Ilha, Guga iniciou no tênis pelas mãos de seu pai, que sempre foi, junto com seus familiares, seu grande incentivador.

Dos 6 aos 9 anos, já figurava entre os cinco primeiros do ranking estadual, na categoria. Com 10 anos de idade, já conquistou seu primeiro lugar no ranking catarinense, na categoria.

De lá para cá, Guga vem construindo uma carreira de sucesso, graças à sua dedicação ao esporte, ao empenho de seus técnicos, à confiança de seus patrocinadores e, principalmente, ao apoio da família.

Em 1989, com 14 anos, foi campeão pela primeira vez dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, e, em 1990, dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Sua ultima participação nestes eventos foi em 1995, na cidade de Rio do Sul.

Partiu para torneios nacionais e internacionais, e logo veio a profissionalização. Muitos títulos foram conquistados e, no auge de seus 24 anos de idade, chega ao topo do ranking mundial. Ë o melhor do mundo, título que jamais outro brasileiro conquistou.

Até 1999, conquistou cinco títulos internacionais: Roland Garros (1997), Stuttgart e Mallorca (1998), Monte Carlo e Roma (1999). Hoje somam nove.

No ano de 2000, liderou a corrida dos campeões por dezesseis semanas; tem um recorde, incluindo na Copa Davis, 63 vitórias; conquistou o bicampeonato de Roland Garros; venceu em quadras rápidas, em Indianápolis; conquistou o terceiro título de Masters Séries (Humburgo); venceu, todos os jogadores que estão disputando o Masters Cup (Sampras, Agassi, Kafelnikov, Hewwitt, Corretja, Safin, Norman); conquistou quatro títulos (Roland Garros, Hamburgo, Indianápolis e Cincinnat); foi vice-campeão em Roma e Miami; alcançou a semi-final em Cincinnat e Paris; as quartas de final em Honk Kong, Tóquio, Lyon e nos Jogos Olímpicos de Sydney; foi campeão de duplas, em Santiago, com Antônio Pieto; disputou a final do Masters Cup pela primeira vez; foi também sua estréia em torneio indoor; foi vice-campeão em Bolonha, Montreal, Miami e Roma.

O país orgulha-se por tê-lo como pátria-mãe, nós, catarinenses somos felizardos por tê-lo mais próximo de nós, mas sem dúvida nenhuma, a Ilha da Magia - Florianópolis, não cabe em si de tanto orgulho de seu filho mais ilustre. Gustavo Kuerten é um exemplo de atleta, de caráter, de ser humano.

© 2013 - Desenvolvimento