Homenageados – 2001

ANTÔNIO JOSÉ DA ROSA

Reside em Santa Catarina há 52 anos. É mato-grossence de Cuiabá, nascido em 18 de março de 1943.
Licenciou-se em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desportos do Paraná em 1968.
Em 1970, participou do grupo fundador da 1ª Escola de Educação Física e Desportos do Estado, em Joinville, hoje denominada de Curso Superior de Educação Física da Univille. Tem na vida acadêmica sua base de trabalho, atuando como professor titular da UNIVILLE e da UDESC, campus Joinvilloe. Idealizou os Jogos Internos da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina -UDESC.
Membro da 1ª Diretoria do Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, fundado em 1988. Trabalhou incansavelmente na implantação do CREF/SC.
Como atleta, iniciou sua vida esportiva nas modalidades de basquetebol e voleibol, competindo pela cidade da Mafra pela qual disputou os 1ºs Jogos Abertos de Santa Catarina nas duas modalidades.
Foi atleta da Seleção Catarinense Juvenil de Basquetebol nos Campeonatos Brasileiros de 1960 e 1961. No período de 1963 a 1967, ausentou-se do Estado para continuar seus estudos no Paraná. De 1969 a 1975, foi atleta de basquetebol da Sociedade Ginástica de Joinville, disputando campeonatos municipais e estaduais.
Como técnico, atuou na Seleção Joinvillense de basquetebol nos JASC de 1969. Dirigiu as categorias: infantil, infanto-juvenil e adulto das equipes de basquetebol da Sociedade Ginástica de Joinville; as Seleções Estudantis Joinvillenses nos Jogos Estudantis Catarinenses de 1970 a 1975. Foi técnico da Seleção Estudantil Catarinense nos IV Jogos Estudantis Brasileiros realizados em Maceió, em 1972; assessor técnico da Federação Catarinense de Desportos Universitários de Santa Catarina, realizados em Florianópolis, 1985.
Trabalhou na organização dos Jogos Abertos de Santa Catarina durante doze anos, iniciando em 1968, na cidade de Mafra. Em 1974, participou ativamente do processo de transferência da organização e execução dos Jasc para a responsabilidade do Estado.
Organizou o Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil, em 1981, e o Campeonato Brasileiro de Basquetebol Adulto Feminino, em 1982, realizados na cidade de Joinville.
Foi presidente da Comissão Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de Joinville, no período de 1981 e 1982.
Atuou como membro do Conselho de Representantes dos JASC, no período de 1983 a 1985, e membro do Conselho Estadual de Desportos, representante das Escolas de Educação Física em 1998.


LORIVAL BECKHAUSER

Nasceu em Benedito Novo, no dia 24 de outubro de 1943. Casado com a Professora Lia Koch Beckhauser, com quem possui dois filhos, Leandro e Levi.
É licenciado em Educação Física, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, em 1967, e em Direito, em 1980, pela FURB de Blumenau. Pós- Graduado em Metodologia do Ensino Superior e em Direito Constitucional. Iniciou sua atividade no magistério como professor de Educação Física no Colégio Normal Pedro II de Blumenau.
Lecionou no Colégio Dr. Blumenau, de Pomerode; no Centro de Formação Profissional do SENAI, no Ginásio Orientado para o Trabalho, no Colégio Normal Sagrada Família, todos de Blumenau.
Foi professor Titular na Fundação Universidade Regional de Blumenau, de 1972 a 1995, nos cursos de Educação Física e Direito. Diretor da Faculdade de Educação Física da FURB de Blumenau, de 1975 a 1990. Membro Integrante dos Conselhos Universitários e de Administração da Universidade Regional de Blumenau, de 1986 a 1995.
Como atleta, iniciou em 1962 nos III JASC, em Blumenau, jogando futebol de salão pela Seleção de Blumenau. Em 1966, fez parte da seleção universitária do Rio Grande do Sul, na modalidade de futebol de salão.
De 1968 a 1973, foi atleta de saltos ornamentais da então Comissão Municipal de Esportes de Blumenau, disputando os JASC nesse período.
Exerceu as funções de Coordenador de Ginástica Olímpica e Ginástica Rítmica Desportiva da Comissão Municipal de Esportes de Blumenau; Presidente da Comissão Municipal de Esportes de Blumenau, nos anos de 1985 e 1986; Diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau de 1990 de 1992, Assessor Jurídico da CME de Blumenau, de 1979 a 1982; Conselheiro do Conselho de Representantes eleito pela região Leste/Norte; Membro do Conselho de Julgamento dos JASC de Concórdia e Rio do Sul; Procurador do Conselho de Julgamento dos JASC de Tubarão; Procurador do Tribunal de Justiça da FESPORTE; Conselheiro do Conselho Estadual de Desportos em 1994;
Foi presidente da Federação Catarinense de Ginástica de 1980 a 1986; Auditor Efetivo do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina em 2001.
É professor aposentado da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Atualmente exerce atividades profissionais como professor Universitário da ASSELVI - Associação Educacional Leonardo Da Vinci em Indaial; é corretor de Imóveis e Advogado. Auditor efetivo do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina.


VICENTE SCHLICKMANN ROTTGERS

Nasceu em São Ludgero, no dia 29 de setembro de 1931. É casado com Elizabete Brüning Schlickmann, com quem possui sete filhos.
Foi graças ao voleibol que conquistou uma vaga na escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, jogando pelo Vasco da Gama (vagas exclusivas para militares).
O esporte está no sangue da família Schlickmann. Deu suas primeiras cortadas no voleibol com 14 anos de idade, quando jogava com seus irmãos em campo de terra com bola de borracha.
Iniciou sua carreira de atleta como jogador de voleibol em 1952, pela equipe do Ubiratan de Florianópolis, na qual atuou durante dois anos, conquistando o título de campeão estadual em 1953.
Em 1960, fez sua estréia nos Jogos Abertos de Santa Catarina na cidade de Brusque, defendendo Criciúma nas modalidades de voleibol, basquete e atletismo nas provas de arremesso de dardo e disco.
Participou dos Jogos Abertos, no período de 1960 a 1990, como atleta, técnico e dirigente, deixando de comparecer apenas em 1987, em Concórdia.
Foi atleta da Seleção Catarinense de Voleibol, em 1953, pela qual participou do Campeonato Brasileiro em Porto Alegre. Jogou voleibol no Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro, em 1954, conquistando o título de campeão carioca.
Fundou a Comissão Municipal de Esportes de Tubarão, em 1965, onde atuou em diversas gestões, implantando o"Esportes nas Indústrias" (SESI).
Foi criador dos Jogos Escolares de Tubarão, Jogos Abertos de Imbituba, Jogos Escolares da Região Sul.
Atuou como representante da Federação Internacional de Educação Física em Santa Catarina, de 1962 a 1975.
Foi chefe da Divisão da Educação Física e Desporto da Secretaria de Estado da Educação, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, de 1968 a 1986.
Participou da Federação Catarinense de Desportos Universitários como chefe de delegação e como diretor de modalidade, entre 1978 a 1982.
Atualmente trabalha como professor voluntário, ministrando aulas de Educação Física para crianças carentes na Comissão Beneficente do Menor de Tubarão.


ODY VARELLA

É catarinense de Tijucas, nascido no dia 3 de novembro de 1921. É casado com Maria Eulália Fernandes Varella, com quem possui três filhos.
É técnico em Administração e Contabilidade.
Aos 15 anos, iniciou sua trajetória no esporte como atleta de futebol do Colégio Bom Jesus, em Joinville, onde jogou de 1938 a 1940.
A partir de 1941, passou a defender a Sociedade Esportiva Cruzeiro do Sul de Joinville, como atleta de futebol, basquetebol e voleibol até 1950. Em 1953, conquistou o título de campeão estadual de voleibol.
Exerceu a função de técnico de basquetebol e voleibol da Sociedade Esportiva Cruzeiro do Sul, entre 1950 a 1956. Foi atleta e posteriormente conselheiro do América Futebol Clube, além de fundador e Diretor da Liga Atlética Norte Catarinense.
Foi dirigente de Florianópolis, de 1960 até 1965, quando organizou a delegação da cidade para participar dos I Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960, na cidade de Brusque.
Foi Presidente da Federação Atlética Catarinense - FAC, no período entre 1959 a 1971. A FAC obrigava, na época, as modalidades de basquetebol, voleibol, ciclismo, atletismo e tênis de mesa. Durante a sua gestão, promoveu a recuperação e cobertura do Estádio Santa Catarina - FAC, sendo, em 1969, o primeiro ginásio público coberto de Florianópolis. Atualmente o ginásio da FAC transformou-se no Complexo Esportivo Rozeno Lima.
Foi Presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão, de 1968 a 1972.
Na década de setenta, foi Conselheiro do Figueirense Futebol Clube, na época em que era Presidente o Coronel Osni Ortiga.
Exerceu os cargos de conselheiro, Secretário e Presidente do Conselho Regional de Desportos de 1961 a 1972 e de 1975 a 1979.
Atuou como Presidente do Conselho Deliberativo do Lira Tênis Clube de 1974 a 1982, e Vice- Presidente da Federação Catarinense de Bocha e Bolão em 1960.


ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA COLEGIAL

O Colégio Catarinense, desde sua criação em 1905, com o nome de Gymnásio Catarinense, tem no esporte um de seus alicerces para a educação dos alunos, a serviço da fé e da cultura, tanto no trabalho em equipe como na formação individual do caráter e da boa conduta.
Em 1943, foi organizada a primeira equipe do Colégio na modalidade de futebol de campo, para participar de um jogo contra a Caravana do Ar.
A partir desse jogo, o Padre José Nunes, juntamente com colaboradores, sentiu a necessidade de criar uma associação para representar o Colégio nas competições da cidade. Com o apoio recebido da Direção do Colégio , o objetivo foi alcançado no dia 25 de março de 1944, quando foi fundada a Associação Desportiva Colegial.
Começou aí a história dos "Meninos de Ouro" do Padre Nunes, como eram carinhosamente chamados os alunos que participavam das equipes do Colégio.
Desde sua fundação até 1966, a Associação Desportiva Colegial participou dos Campeonatos Citadinos na modalidade de futebol de campo.
A partir de 1966 até 1985, a AD Colegial, além do futebol de campo, passou a competir nos campeonatos regionais na categoria juvenil e adulto no futebol de salão.
Participou da I Olimpíada de Florianópolis, promovida pela Comissão Municipal de Esportes de Florianópolis em 1986, no futebol de salão e handebol.
Em 1987, passou a competir com handebol, vôlei feminino e ginástica rítmica desportiva. Suas maiores conquistas foram, em 1993. Campeão Sul- Americano de Handebol Juvenil; em 1997, foi campeão Estadual de Futsal Juvenil; em 1998 foi Campeão Mirim de Futsal; em 1999, campeão Estadual da 1ª divisão de Futsal Adulto e, em 2000, campeão Estadual de Handebol Mirim.
Em 2001, a equipe da AD Colegial representou Santa Catarina na I Olimpíada Esperança, realizada em Poços de Caldas, Minas Gerais.
Conta atualmente com 520 atletas e 600 sócios. São desenvolvidas as modalidades de futebol de campo e salão, handebol e basquetebol participando dos campeonatos escolares, Copa Colombo de Futsal, campeonatos regionais e estaduais, Jogos do SESI e Moleque Bom de Bola.

© 2013 - Desenvolvimento